Projeto Esperança

Conheça o Projeto

No Projeto Esperança Brasil nos sentimos muito identificados com esta escultura inspirada em Santa Gianna Beretta Molla, na qual remete o desejo de levar a esperança e cura às mulheres que sofrem com as consequências do aborto. Diante do sofrimento da mãe, a imagem de seu bebê abortado leva a mão à cabeça em gesto de terno perdão e cura. A escultura tocou muitos corações ao redor do mundo. A estátua procura satisfazer a necessidade de misericórdia. “Ela fala sobre a cura por meio de uma criança chegando a uma mãe que realmente precisa de perdão.” No Projeto Esperança vemos nesta imagem a síntese do perdão e da cura que permite restabelecer os laços consigo mesma, com o filho, com a família e com os outros.

Atendimento Gratuito, individual e sigiloso
Contato
Nome
Nome
Primeiro
Sobrenome

Quem Somos

O Projeto Esperança nasceu em 1999 como resultado da impotência que sentimos quando uma mulher ou um homem chegavam pedido ajuda, com lágrimas nos olhos, e expressando a necessidade de saber como lidar com a dor insuportável de ter interrompido voluntariamente uma gravidez. O trabalho que fazemos no Projeto é uma luz de esperança em seus caminhos, para enfrentar a dor e dar um novo sentido à vida. O aborto é uma das experiências mais dramáticas que uma pessoa pode experimentar. O aborto fere a alma de todos os envolvidos nele. Ela não apenas destrói a vida do nascituro, mas também deixa um rastro de dor e destruição na vida da mulher, do homem, das famílias e deixa os relacionamentos destruídos. A experiência do aborto é cercada de isolamento e silêncio. Como consequência, o sofrimento é vivido em absoluta solidão. O luto é bloqueado e a dor fica “enterrada”, mas busca vir à tona e vem à tona em diferentes formas: pesadelos, insônia, tristeza, raiva, depressão, sensação de vazio, perda do sentido da vida, etc. Esses são todos os sintomas que nos informam sobre a presença de trauma pós-aborto. O Projeto Esperança é um programa de acompanhamento para a cura espiritual e emocional de mulheres e homens que sofrem sequelas pós-aborto. Somos uma rede de acompanhamento que se preocupa com as demais vítimas do aborto.  Nosso objetivo é ajudar a elaborar a sua dor, pois só a partir daí o perdão e a paz podem ser alcançados. Esse processo é realizado com o auxílio de profissionais capacitados, e por meio de uma abordagem de acolhimento, compreensão e sigilo, que busca facilitar o encontro da mãe e/ou pai com aquela criança vítima de aborto.   

A mãe deve encontrar seu filho espiritualmente para curar suas feridas.

“No começo foi muito difícil falar do meu aborto, pois significava revelar o segredo, reabrir a ferida que eu tentava fechar e esquecer […] O Projeto Esperança mudou minha vida. Com o tempo fui recuperando algo dentro de mim. Reestabelecer um vínculo com meu filho ainda não nascido e me sentir mãe me fez voltar a viver dentro de mim, a recuperar o sentido da vida”. (testemunho de Maria). 

O Projeto Esperança visa educar sobre a sequela pós-aborto, ser capaz de determinar quais são os conectores pessoais do aborto, alcançar a libertação da dor emocional e da raiva reprimida, restaurar as relações consigo mesmo e com os outros, estabelecer um relacionamento saudável com a criança que não pôde nascer e aprender ferramentas de autoajuda. 

O acompanhamento não tem fins lucrativos e consiste em encontros individuais com total sigilo e respeito às diferentes crenças. 

Atualmente, a rede do Projeto Esperança está presente em 16 países das Américas com mais de 500 acompanhantes e já atendeu mais de 5.000 mulheres em toda a região. Desde o seu início em 1999, os seus fundadores e colaboradores continuam a formar numerosos acompanhantes todos os anos e a formar equipas de trabalho que são o apoio diário de centenas de mulheres e homens que sofrem a ferida do aborto.

O que acontece quando entro em contato com o Projeto Esperança?

 Quando você entrar em contato com o Projeto Esperança por telefone ou por e-mail, nós o encaminharemos para um dos acompanhantes (atendimento de mulheres) ou acompanhantes (atendimento de homens) que colaboram em sua cidade. 

As etapas mais importantes deste acompanhamento são:
1.    Informação e identificação das sequelas pós-aborto.
2.    Ajude a determinar quais são os conectores pessoais do aborto.
3.    Libere a dor emocional e a raiva reprimida.
4.    Restaurar relacionamentos consigo mesmo e com os outros.
5.    Restaure o vínculo materno e aprenda ferramentas de autoajuda

Gostaria de Ajudar?

Projeto Esperança é um programa de cura espiritual e emocional de mulheres e homens que sofrem sequelas pós-aborto.

Somos uma rede de acompanhantes que se preocupam com as demais vítimas do aborto. Nosso objetivo é ajudar a elaborar a sua dor, pois só a partir daí o perdão e a paz podem ser alcançados. Esse processo é realizado com o auxílio de colaboradores capacitados, e por meio de uma abordagem de acolhimento, compreensão e sigilo, que busca facilitar o encontro da mãe e/ou pai com aquela criança vítima de aborto. Se você estiver interessado em ajudar este trabalho a crescer, há muitas maneiras de fazê-lo. Sua contribuição é sempre importante e pode mudar a vida de muitas pessoas. Somos centenas de pessoas que hoje contribuem para o Projeto Esperança. 

Aqui estão as maneiras pelas quais você pode ajudar:

  • Divulgando o projeto no seu bairro, no seu trabalho, no tecido social do qual você faz parte. 
  • Compartilhe este link, nosso telefone, nosso e-mail, solicite cartazes para colá-los em instituições, etc. 
  • Ser um dos nossos acompanhantes, através da formação inicial e contínua, que lhe permite apoiar as pessoas que vêm ao Projeto Esperança em busca de ajuda. ·     
  • Fazendo uma doação para que o Projeto Esperança cresça.
Gostaria de fazer uma capacitação presencial na tua Cidade?

Ligue: 21 97897-6107 ou 21 3807-6813
E-mail: projetoesperancabr@gmail.com